Go to Top

atualidades abem

Prorrogacao Chamada Dossie 48 - Revista FAEEBA - Musica e Educação - uma relacao interdisciplinar e pluricultural

Revista da FAEEBA
Dossiê 48 – Música e Educação

Música e Educação – uma relação interdisciplinar e pluricultural

A proposta é de reunir pesquisas, problemáticas e conquistas em torno da Música e Educação, visto a LEI Nº 13.278, DE 2 DE MAIO DE 2016, em substituição à Lei 11.769, que institui a obrigatoriedade do ensino da Música, Artes Visuais, Teatro e Dança na Educação Básica. Muitos pesquisadores e professores de música e áreas afins estão, há vários anos, empenhados no debate sobre a inclusão do ensino de música nas escolas brasileiras, promovendo encontros, seminários, debates políticos, produzindo livros e materiais didáticos, e incentivando a produção acadêmica.
O Brasil, como muitos outros países, apresenta uma rica diversidade cultural, étnica e musical, de matrizes europeia, africana, indígena, entre outras, que se encontram encrustadas nas práticas sociomusicais da cultura popular brasileira, tonalizando um mosaico multicolorido dessa diversidade. Tal riqueza precisa estar presente na escola e nos demais espaços socioeducativos e comunitários, como conhecimento cultural e experiência estética. Devem, assim, ser incorporadas à formação de crianças e jovens, contribuindo para o exercício da plena cidadania e abrindo o debate para a efetivação de políticas públicas que favoreçam tanto a implementação da Lei 13.278, como também de outras Leis que dão suporte às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e indígena.
A efetivação de um projeto educacional atento a tais conteúdos só acontecerá se a Escola – e os demais espaços/instituições sócio-educacionais – começam a valorizar práticas culturais presentes na diversidade da textura social, sem hierarquias.
A questão das diversidades e identidades subjetivas e singulares revelou importante conexão da área de estudos da Educação Especial com a área do ensino e aprendizagem musical para crianças com necessidades especiais, resultando em estudos e pesquisas de relevância para ambas as áreas. Outras propostas interdisciplinares e criativas surgem entre Música e demais campos disciplinares do currículo regular, tais como: Música e Alfabetização; Música e Matemática; Música e Literatura ; Música, Geografia e História; Música e Culturas populares; Música e Artes/Arte-Educação (Dança, Teatro, Cinema, Artes visuais, Poesia ...). Há, ainda, importantes propostas, implicando relações complexas e complementares entre Música, Ludicidade, Psicomotricidade e -pedagogia, intensificando o debate sobre a necessidade da Formação musical e estética do professor uni-docente, atuante na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, para o qual a Iniciação musical, rítmica e corporal deveria ser componente curricular transversal e obrigatório.
Convidamos pesquisadores, professores e educadores para contribuir com artigos originais, inéditos, para compor o dossiê Música e Educação (jan-abril 2017) de forma interdisciplinar e pluricultural, abrindo um debate amplo sobre os temas mencionados.

Prazo limite de submissão prorrogado até: 16 de janeiro de 2017
Os artigos devem ter no máximo 70 mil e no mínimo 45 mil caracteres com espaços (times new roman 12; espaçamento 1,5). As normas completas estão no site da Revista http://www.uneb.br/revistadafaeeba/
Organizadoras deste dossiê: Dra. Magali Kleber (UEL) e Dra. Katharina Doring (UNEB)
Envio de artigos na Plataforma: http://www.uneb.br/revistadafaeeba/
Contato da editora: fialho2021@gmail.com

Ver todas