Go to Top

atualidades abem

Sócia Benemérita

Prezados Associados,

É com grande satisfação que comunicamos a atribuição do título de “Sócia Benemérita” da Associação Brasileira de Educação Musical às Professoras Doutoras Alda Oliveira e Jusamara Souza. Tal proposta, apresentada pela Diretoria da ABEM Gestão 2015 – 2017, sob presidência do Prof. Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz, foi aprovada por unanimidade na 23a Assembleia Geral Ordinária da ABEM, realizada em Manaus – AM, no dia 18 de outubro de 2017.
O título de Sócia Benemérita está previsto no Estatuto da Associação, em seu Art. 7, alínea “e”, definido como a distinção conferida em virtude dos relevantes serviços prestados à ABEM.

A Profa. Dra. Alda Oliveira é Sócia Fundadora e uma das responsáveis pela criação da ABEM, tendo sido sua primeira presidente.

Possui Doutorado (PhD) em Educação Musical pela Universidade do Texas, em Austin (1986), e Mestrado em Composição e Educação Musical pela Universidade Tufts, em Boston, EUA (1979). Possui graduação em Instrumento Piano pela Universidade Federal da Bahia (1971), graduação em Piano pela Universidade Católica do Salvador (1962), graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (1971), Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal da Bahia e presidente do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música - SONARE (2016-2020). Foi pesquisadora 1A por vários anos no CNPq, presidente da ABEM (4 anos), secretária da ANPPOM, membro da Diretoria da Sociedade Internacional de Educação Musical e presidente da Comissão de Pesquisa da ISME. É autora do livro "A abordagem PONTES para a Educação Musical: Aprendendo a Articular" (SP: Paco Editorial, 2015). No período de julho 2013-julho 2014 foi professora visitante no Elliot-Pearson Child Development Center at Tufts University, Boston, USA. Recebeu em 2014 o título Honorary Life Member pela International Society for Music Education.

A Profa. Dra. Jusamara Souza é, também, Sócia Fundadora e uma das responsáveis pela criação da ABEM, tendo desenvolvido diversas atividades na Diretoria da Associação, além de ter atuado como sua Presidente por duas gestões (2001-2003 / 2003-2005).

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universität Bremen, Alemanha, é Professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Desde 1997 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. De 2000 a 2006 atuou como Editora da Revista Em Pauta publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Foi Diretora da Editora da UFRGS (2002-2008) e Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (2009-2011). Tem desenvolvido vários projetos de Extensão na área de Educação Musical incluindo a Coordenação Geral do Projeto de Extensão "Música nas Escolas do Rio Grande do Sul: Um Programa de Formação Continuada para Professores das Redes Públicas" (2014-2016), financiado pelo FNDE/ MEC. Pesquisadora Nível 1 do CNPq, coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO), criado em 1996 e registrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Suas pesquisas e publicações na área de música incluem os campos da sociologia e epistemologia da educação musical abordando temas como: aprendizagem e ensino de música no cotidiano, socialização musical e juventudes, música na escola e a construção da área de educação musical. Possui inúmeros artigos científicos, capítulos de livros, livros e ministrou diversas conferências, palestras e cursos no Brasil, Argentina, Chile, México, Espanha, Portugal e Alemanha. Possui ainda inúmeros trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais. Pela sua experiência na área tem atuado como consultora em diversos órgãos governamentais de apoio à pesquisa como FAPERGS, FAPESP, CAPES e CNPQ.

Expressamos aqui os sinceros agradecimentos de toda a ABEM pela importante atuação das professoras Alda Oliveira e Jusamara Souza em prol da Educação Musical no país.


Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Presidente da ABEM – Gestão 2017 - 2019

Ver todas