Go to Top

atualidades abem

Informativo ABEM

Prezados associados,

No último dia 11 de maio de 2018, os professores Marcus Vinícius Medeiros Pereira (Presidente da ABEM) e Sérgio Luís Ferreira de Figueiredo (Presidente do Conselho Editorial da ABEM) representaram a Associação na Audiência Pública do Conselho Nacional de Educação a respeito da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, ocorrida em Florianópolis - SC.

Na audiência, diversas associações estiveram representadas, bem como professores e estudantes diretamente vinculados a esta etapa da Educação Básica.

Os conselheiros presentes - dentre eles Malvina Tuttman, Francisco César de Sá Barreto, Márcia ângela da Silva Aguiar, Aléssio Costa Lima, Antonio Cesar Russi Callegari, Eduardo Deschamps, Ivan Cláudio Pereira Siqueira, José Francisco Soares, Nilva Santos Fontanive - receberam diversas contribuições e comentários a respeito do tema, seja nas comunicações orais ou via documentos físicos entregues à mesa.

No geral, nota-se forte rejeição tanto ao documento quanto à Reforma do Ensino Médio.

Ao final, os conselheiros manifestaram-se acerca do tema, seja marcando suas posições de maneira clara, seja refletindo sobre a seção do dia, reiterando que as manifestações serão consideradas pelo CNE na discussão do documento e na elaboração de parecer acerca do mesmo.

As próximas audiências seguirão o seguinte calendário:

2 – Região Sudeste
Data: 08 de junho de 2018
Local: São Paulo (SP)

3 – Região Nordeste
Data: 05 de julho de 2018
Local: Fortaleza (CE)

4 – Região Norte
Data: 10 de agosto de 2018
Local: Belém (PA)

5 – Região Centro-Oeste
Data: 29 de agosto de 2018

Local: Brasília (DF)

Todos podem se inscrever para participar, preenchendo um formulário no site CNE - AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE A BNCC


A ABEM realizará, nos dias 08 e 09 de junho, em Natal - RN, um Fórum Especial para debater a proposta de BNCC - Ensino Médio e para colher contribuições que constituirão um documento a ser entregue ao CNE.

É muito importante que todos participem, especialmente aqueles que pesquisam e/ou atuam nesta etapa da educação básica realizando a leitura do documento e enviando suas contribuições (no caso de não ser possível comparecer ao Fórum). Junto à UFRN, estamos estudando formas de fazer a transmissão online do evento.

Contamos com a participação e contribuição de todos neste importante momento para a Educação Básica no Brasil. Como bem lembrando pelos colegas da FAEB, citando a professora Isabela Frade (UERJ), "em águas de peixes grandes, é necessário ser cardume".

Para se inscrever clique aqui

Prof. Dr. Marcus Medeiros
Presidente da ABEM

Ver todas