ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ISME

Tamanho da fonte: 
A Musica como Recurso Didático na Educação Infantil
julia holanda

Última alteração: 2017-07-13

Resumo


O objetivo não é dar receitas prontas de como fazer, mas sim, abrir o leque de possibilidades. Para isso é necessário despertar a musicalidade que existe em cada um de nós, professores. Pois é esse objetivo maior da musicalização da educação infantil – despertar a musicalidade da criança para que seja mais um instrumento a favor do seu desenvolvimento, seja ele emocional, cognitivo, psicomotor além da própria habilidade musical que a criança desenvolverá durante os percursos. Não é possível em poucas horas aprendermos música, ainda mais aprendermos a música e o método. Mas, é possível compartilharmos vivencias musicais que farão a diferença em nossa prática, nos motivando a buscarmos mais conhecimento e enxergando nosso aluno como passível de transformação e em constante construção.

Por meio do trabalho de Musicalização Infantil, podemos desenvolver a atenção; a concentração; a cognição, o afeto, as habilidades motoras, as habilidades rítmicas, o autoconhecimento; a integração entre as crianças, a criatividade, a capacidade em estabelecer relações, a memória visual e sonora, a agilidade, a percepção e a discriminação sonora, a sensibilidade, a ampliação de um repertório de qualidade e estimular o prazer e o interesse pelo conhecimento e criação musical.

Inserir a Musicalização Infantil na primeira infância contemplando o ensino regular, crianças e educadores permite-nos avançar com ludicidade, alegria e bem estar.

 


Texto completo: PDF