Go to Top

Fóruns ABEM

II Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica

  •  

    A Associação Brasileira de Educação Musical convida professores, alunos e profissionais da área para participarem do II Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio de 2015, na cidade de Macapá.

    O I Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, nos dias 07 e 08 de agosto de 2014. Participaram do evento professores de música que atuam na educação básica, professores e alunos de cursos de licenciatura, e gestores e profissionais de redes de ensino municipais e estaduais. O Fórum contou com a participação da Profa. Sueli Teixeira Mello (Assessora Técnica da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC) que, como representante do Ministério da Educação, proferiu a palestra de abertura do Evento, apresentando um panorama abrangente acerca das diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, e evidenciando perspectivas para o ensino de música nesse contexto face às especificidades e desafios da contemporaneidade. Considerando os avanços das discussões realizadas no primeiro encontro do Fórum, realizaremos a II edição do Evento com vistas a consolidar esse importante espaço para a discussão, análise e troca de experiências direcionadas para o ensino de música nas escolas.

    Tendo em vista a emergência da discussão sobre a formação musical na educação básica, sobretudo a partir dos avanços na legislação nacional para a operacionalização do ensino de música nas escolas, o II Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica, acontecerá na Universidade do Estado do Amapá, em Macapá, nos dias 14 e 15 de maio de 2015. O Objetivo do Fórum é analisar, refletir, problematizar e propor ações que fortaleçam concepções, objetivos, conteúdos e metodologias direcionadas para a educação musical escolar, a partir das diretrizes nacionais e das dimensões político-educacionais do Brasil.

    O Fórum é direcionado a professores e estudiosos que têm a educação básica como foco de atuação, mas também será aberto aos estudantes e profissionais em geral que tenham interesse em questões relacionadas ao ensino de música nas escolas. Vale destacar que é a primeira vez que o Amapá sediará um Evento da ABEM, o que representa uma conquista para a Associação e também para o Estado. Além disso, o fato de ser realizado na Região Norte possibilitará uma participação mais efetiva de educadores musicais dos demais estados da região, contemplando, inclusive, professores e alunos de localidades que têm atualmente pouca inserção nos eventos promovidos pela ABEM, nacional e regionalmente.

    As inscrições para o Evento poderão ser realizadas gratuitamente no site da ABEM, a partir do dia 01 de abril de 2015.

    Voltar

  • DOWNLOAD DA PROGRAMAÇÃO

    Horário14/05/2015 (quinta-feira)15/05/2015 (sexta-feira)
    9h

    Abertura

     
    9:30hPalestra: O ensino de música nas escolas: perspectivas a partir das políticas educacionais brasileiras

    Palestrante: Dr. Luiz Roberto Alves (Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE)

    Palestra: Currículos para as escolas do século XXI: desafios e possibilidades

    Palestrante:  Profa. Sueli Teixeira de Mello (SEB/MEC)

    10:30hDebate orientado abordando a temática discutida napalestra - Coordenação: Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz (ABEM/UFPB)Debate orientado sobre o tema da palestr
    Coordenação: Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz (ABEM/UFPB)
    12h

    Intervalo para o almoço

    Intervalo para o almoço

    14hPainel temático: Música na educação básica do Brasil: reflexões e perspectivas a partir de diferentes realidades educacionais do país

    Debatedores: Dra. Lia Braga (UFPA); Me. Thaís Lobosque (UFG/UFRJ); Dr. Jean Joubert Freitas Mendes (UFRN)

    Painel temático: O ensino de música na Região Norte: avanços e desafios

    Debatedores: Dr. Ruy Henderson (UEPA); Dra. Rosemara Staub (UFAM); Profa. Simone  da Silva (Escola de Música Walkíria Lima); Profa. Ana Paula da Silva Amaral (UEAP)

    15hDebate orientado abordando a temática discutida no painé
    Coordenação: Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz (ABEM/UFPB)
    Debate orientado abordando a temática discutida na mesa

    Coordenação: Dr. Rosângela Duarte (UFRR)

    16:30Intervalo para o caféEncaminhamentos e posicionamento da área de educação musical para ações futuras acerca do ensino de música na escola
    16:50Painel temático: O ensino de música na Região Norte: avanços e desafios

    Debatedores: Dra. Rosângela Duarte (UFRR); Me. Elder Gomes da Silva (UFAC); Me. Cleber Maurício de Lima (UNIR)

    Encerramento das atividades do Fórum

    17:50Debate orientado abordando a temática discutida no painel 
    - Coordenação: Dra. Lia Braga (UFPA)
    18:30

    Encerramento das atividades do dia

     

     

  • Clique aqui para se inscrever