Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida
Resumo
Este artigo faz uma revisão da literatura experimental sobre a percepção e a cognição musicaldurante o primeiro ano de vida. Dividido em três partes, o artigo descreve os resultados das pesquisasrecentes da psicologia experimental na área do desenvolvimento musical infantil. A primeira parte doartigo introduz o leitor ao ambiente sonoro pré-natal e ao aprendizado musical que se inicia por volta doterceiro trimestre da gravidez, quando o ouvido começa a funcionar. A maior quantidade de informaçãoconcentra-se na segunda parte do artigo, que descreve várias experiências sobre a percepção e acognição musical dos bebês, realizadas com bebês de 4 a 11 meses. Essas experiências foramcompiladas aqui se adotando como critério as propriedades isoladas da música tais como altura, contornomelódico, timbre, ritmo, frases musicais e escalas. Há ainda referências a estudos recentes sobre amemória de longo prazo dos bebês. A última parte do artigo refere-se ao uso cotidiano da música combebês, incluindo-se aí o uso da música em contextos terapêuticos e educacionais.Downloads
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