REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DE CONJUNTOS MUSICAIS NO CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • José Alberto Salgado e Silva UFRJ
  • Pedro Aragão UNIRIO

Resumo

Apresenta-se uma reflexão dialógica sobre o trabalho em cursos universitários de Licenciatura e Bacharelado em Música, especificamente na atividade curricular de conjuntos integrados por estudantes. As atividades nessa faixa do currículo recebem denominação variada – sendo “Música de Conjunto” e “Prática de Conjunto” as denominações genéricas mais comuns. Os autores fizeram uso da correspondência eletrônica (e-mail) para a construção dialógica do ensaio, recorrendo a experiências de docência e de pesquisa etnográfica em uma universidade pública do Rio de Janeiro, e aludindo a referências multidisciplinares. A presente reflexão partilhada produziu sugestões e questões úteis ao planejamento didático e à avaliação, com que os autores almejam contribuir para a continuidade de análises, ações e diálogos nesse setor da educação musical universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alberto Salgado e Silva, UFRJ

Professor Associado naEscola de Música da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro,e integra o corpo docente dos Programas de Pós-graduaçãoem Música da UFRJ (PPGM-UFRJ) e da UNIRIO (PPGM-UNIRIO). É Professor Visitantena Universidade de Aveiro e Investigador colaborador do INET-md (Portugal). Lecionadisciplinas e orienta pesquisas emeducação musical eetnomusicologia desde aconclusão do mestrado (Music Education, IoE-UL).Sua pesquisa de doutoramentoexaminou processos de profissionalização, com estudantes universitários de Música, noRio de Janeiro. O trabalho musical e a educação universitária sãotematizados nos cursosque leciona, em projetos de pesquisa e em artigos e comunicados, entre eles “Acomposição como prática regular em cursos de música” (2001), “Uma análise dasperspectivas de estudantes sobre o estudo de música na universidade” (2006) e“Questões de método e interlocução em pesquisas com práticas de música” (2014).

Pedro Aragão, UNIRIO

Professor na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil, onde atuana graduação – lecionando prática de conjunto e História da Música Popular Brasileira – ena pós-graduação. Seus interesses de pesquisa incluem música popular brasileira,arquivos sonoros, relações entre indústria fonográfica e música popular e lusofonia. Éautor do livro "Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro'", que recebeu em 2012 o PrêmioSilvio Romero IPHAN – MINC (2ª colocação) e o Prêmio Funarte de Produção Crítica emMúsica 2013. É organizador (com Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Marcilio Lopes) doslivros "Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas", "Pixinguinha: Outras Pautas" e "Carnavalde Pixinguinha", reunindo arranjos orquestrais desse compositor brasileiro para a rádionas décadas de 1940 e 1950. Atualmente é também investigador colaborador do INET-md(Portugal).

Referências

ARAÚJO, Samuel. Conflict and Violence as Theoretical Tools in Present-Day Ethnomusicology: Notes on a Dialogic Ethnography of Sound Practices in Rio de Janeiro. Ethnomusicology, v. 50, n. 2, p. 287-313, 2006.

ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem muslcal. Revista da ABEM, v. 8, n. 5, p. 13-20, 2000.

BAKHTIN, Mikhail M. The problem of speech genres. In: EMERSON, Caryl; HOLQUIST, Michael (Eds.). Speech Genres and Other Late Essays. Austin: Texas University Press, 1987.

BAREMBOIM, Daniel; SAID, Edward. Parallels and paradoxes – explorations in music and society. London: Bloomsbury Books, 2002.

BOURDIEU, Pierre. The Logic of Practice. Cambridge: Polity Press, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

FUX, Johann Joseph. Gradus ad Parnassum. Alfred Mann (ed.). New York: Norton, 1971.

GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Washington: Ashgate, 2001.

GREEN, Lucy. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Washington: Ashgate, 2008.

HENNION, Antoine. La passion musicale. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2002.

KEIL, Charles; FELD, Steven. Music Grooves. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

NZEWI, Meki Emeka. Educação Musical sob a perspectiva da diversidade cultural e globalização: posição da CIIMDA. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 28, p. 81-93, 2012.

PRASS, Luciana. Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas no sul do Brasil. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, p. 99-110, 2004.

SALGADO, José Alberto. Construindo a profissão musical: uma etnografia entre estudantes universitários de Música. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

SALGADO, José Alberto; GANC, David; ERTHAL, Júlio; PERES, Leonardo Rugero; GREGORY, Jonathan. Refletindo sobre a interlocução em pesquisas com música. Debates, Rio de Janeiro, n. 12, p. 93-105, 2014.

SANTOS, Cristina Bertoni dos. Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 79-92, 2012.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

TRAVASSOS, Elizabeth. Apontamentos sobre estudantes de música e suas experiências formadoras. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, n. 12, p. 11-19, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Salgado e Silva, J. A., & Aragão, P. (2018). REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DE CONJUNTOS MUSICAIS NO CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/730

Edição

Seção

Artigos