A PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E A MÚSICA

Autores

  • Mariana Lopes Junqueira FURB
  • Leomar Peruzzo FURB
  • Carla Carvalho FURB

Resumo

A Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) consiste na inserção de processos que envolvem a arte e a criação de arte em percursos de pesquisa no campo da educação. Desse modo, este estudo versa sobre a formação do músico-professor em escola, cuja geração dos dados partiu dos princípios A/r/tográficos. A principal questão norteadora foi: Quais contribuições a PEBA oferece em um percurso de investigação com a linguagem musical na área da educação? O objetivo foi compreender as contribuições da PEBA em um percurso de investigação com a linguagem musical na área da educação. Como lócus do processo de formação do músico-professor em escola, realizou-se este estudo com 17 acadêmicos de música, que participaram do PIBID Música em uma universidade de Santa Catarina. Este artigo traz à tona reflexões em torno da PEBA, suas reverberações no campo das artes, com foco na música, e possibilidades de inserção em contextos de pesquisa científica. A principal contribuição da PEBA foi oportunizar a geração de dados por meio da criação de arte, de modo a mobilizar dimensões sensíveis dos acadêmicos.

 

Palavras-chave: PEBA. Pesquisa em Educação. Músico-professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lopes Junqueira, FURB

Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Possui Especialização em Educação Musical pela Associação Catarinense de Ensino da Faculdade Guilherme Guimbala (2012). Graduada em Artes com Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (2006). Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical.

Leomar Peruzzo, FURB

Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui Licenciatura em Artes Visuais - FURB (2016). Bacharel em Teatro - FURB (2007). Especialista em Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais (2012). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - UFPR (2016). Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Possui experiência como ator de teatro e professor de Artes Visuais e Teatro.

Carla Carvalho, FURB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Atualmente coordena o PROESDE- Licenciatura/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, artes visuais, mediação cultural, estética na Educação e formação de professores.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, Carla; IMMIANOVSKY, Charles. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221- 236, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 21-26.

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.

GARLET, Francieli Regina. Pesquisador andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

HERNÁNDEZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 39-62.

HIGGINS, Lee. Representação de prática: música na comunidade e pesquisa baseada nas artes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 18, n. 23, p. 7-14, mar. 2010.

IMMIANOVSKY, Charles. Currículo – por uma experiência narrativa com diários nas aulas de artes. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2015.

IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013a. p. 27-38.

IRWIN, Rita L. Uma mestiçagem metonímica. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013b. p. 125-136.

IRWIN, Rita L. Visões e entrevisões: por uma estética de desdobramentos do currículo. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013c. p. 183-195.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 49-73, abr./nov. 2000.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MOSSI, Cristian Poletti. Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Contribuições da perspectiva metodológica “Investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais...Goiânia: UFG, 2013. p. 1-16.

REQUIÃO, Luciana. O músico-professor. Rio de Janeiro: Book Link, 2002.

TOURINHO, Irene. Metodologia(s) de pesquisa em Arte/Educação: o que está (como vejo) em jogo? In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 63-70.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Junqueira, M. L., Peruzzo, L., & Carvalho, C. (2019). A PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E A MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 26(41). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/770

Edição

Seção

Artigos