Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação

Autores

  • Jéssica de Almeida Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Resumo

O artigo tem o objetivo de problematizar o conteúdo de uma das atividades realizadas na construção de biografias músico-educativas desenvolvidas por licenciandos em música a partir das relações percebidas entre suas histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Como parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve o objetivo de compreender as maneiras por meio das quais as biografias músico-educativas desses acadêmicos produziriam sentidos para tais processos formativos, este recorte evidencia que experiências acadêmicas, incluindo as relações entre professores e alunos, enfoque deste artigo, são significadas a partir de memórias de aprendi-zagem musical em diferentes contextos. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de abordagens (auto)biográficas para o desenvolvimento de novas metodologias no ensino superior capazes, talvez, de tornar conhecidas e discutir as implicações de diferentes trajetórias musicais, de professores e alunos, para os cursos de música refletindo-se, também, em desenhos curriculares mais flexíveis às subjetividades, representações e significações de seus acadêmicos

Palavras-chave: Biografia músico-educativa. História de Vida. Pesquisa (auto)biográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É membro dos Grupos de Pesquisas Autonarrativas de práticas musicais (NarraMus) e Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. É Coordenadora da região Norte na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e representante do estado Roraima no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

de Almeida, J. (2021). Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/883

Edição

Seção

Artigos