Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação
Resumo
O artigo tem o objetivo de problematizar o conteúdo de uma das atividades realizadas na construção de biografias músico-educativas desenvolvidas por licenciandos em música a partir das relações percebidas entre suas histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Como parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que teve o objetivo de compreender as maneiras por meio das quais as biografias músico-educativas desses acadêmicos produziriam sentidos para tais processos formativos, este recorte evidencia que experiências acadêmicas, incluindo as relações entre professores e alunos, enfoque deste artigo, são significadas a partir de memórias de aprendi-zagem musical em diferentes contextos. Nesse sentido, destacam-se as contribuições de abordagens (auto)biográficas para o desenvolvimento de novas metodologias no ensino superior capazes, talvez, de tornar conhecidas e discutir as implicações de diferentes trajetórias musicais, de professores e alunos, para os cursos de música refletindo-se, também, em desenhos curriculares mais flexíveis às subjetividades, representações e significações de seus acadêmicos
Palavras-chave: Biografia músico-educativa. História de Vida. Pesquisa (auto)biográfica.
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