Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA DA ABEM?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

In english | en español

A REVISTA DA ABEM está aberta a colaborações do Brasil e do exterior e aceita textos em português, inglês e espanhol. A REVISTA não cobra taxas de processamento ou de envio de artigos, mas os(as) autores(as) e coautores(as) brasileiros(as) devem se associar à ABEM e estar em dia com a anuidade. Autores(as) e coautores(as) que sejam estrangeiros(as) e que residam no exterior, assim como coautores(as) atuantes em outras áreas de conhecimento que não a Música, poderão solicitar ao Conselho Editorial isenção de associação à ABEM, após o recebimento do aceite do manuscrito submetido. Os(As) demais autores(as), mesmo aqueles(as) de outras áreas da Música, deverão ser associados(as) à Abem. A REVISTA DA ABEM não aceita a submissão de mais de um artigo do(a) mesmo(a) autor(a) ou coautor(a) em um mesmo ano. Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo REVISTA ABEM- link), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA. Os manuscritos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação dos(as) autores(as). Em caso de aceite, os(as) autores(as) deverão incorporar seus dados (nome completo e e-mail), assim como os referentes à instituição à qual se vincula. Como condições para submissão, os(as) autores(as) devem atender à Linha Editorial, preencher todos os dados solicitados e cumprir todas as diretrizes da REVISTA DA ABEM.

ARTIGOS

Os artigos devem ser originais e relevantes ao campo da educação musical. Não serão aceitos artigos em formato de relato de experiência. O artigo deverá conter um resumo de 150 a 250 palavras, três a cinco palavras-chave, com extensão entre 35.000 e 50.000 caracteres com espaço, incluindo referências. O título do artigo deve ter, no máximo, 120 caracteres, incluindo espaços. O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser traduzidos para inglês e espanhol. Os artigos deverão ser encaminhados pelo sistema da REVISTA DA ABEM, no template para artigo.

RESENHAS

A seção de Resenhas tem como objetivo apresentar aos(às) leitores(as) os lançamentos de livros no campo da educação musical, contribuindo para a divulgação do conhecimento na área. As obras escolhidas para as resenhas devem ser recentes e apresentar conteúdo inovador e consistente, de interesse para a área. O(A) autor(a) ou os(as) autores(as) deverá(ão) localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciação crítica, mencionando sua contribuição para a teoria e/ou prática da educação musical. As resenhas devem ter cerca de 10.000 caracteres com espaço. As resenhas devem ser encaminhadas pelo sistema da REVISTA DA ABEM, no template para resenha.   

DEBATES E ENTREVISTAS

A seção Debates e Entrevistas é voltada à difusão de debates e entrevistas, inovadores e críticos, que tratem de temas relevantes e atuais para a área de educação musical. Os trabalhos da seção Debates e Entrevistas devem ter cerca de 12.000 caracteres com espaço. Os Debates e Entrevistas devem ser encaminhados pelo sistema da REVISTA DA ABEM, no template para Debates e Entrevistas.

DOSSIÊ

O Dossiê consiste em um conjunto de artigos abordando temática específica, de caráter inovador e/ou de relevância para a área de educação musical. Pode ser proposto por um(a) ou mais membros(as) do Conselho Editorial ou por um(a) ou mais pesquisadores(as) doutores(as) da área de educação musical, na condição de organizador(a) ou organizadores(as). Nesse último caso, a proposta de dossiê deverá ser submetida ao Conselho Editorial para posterior avaliação de sua adequação à linha editorial da REVISTA DA ABEM. O Dossiê deve ser composto de uma apresentação e, no mínimo, cinco artigos, reunindo autores(as) filiados(as) a, no mínimo, três instituições. Todos os artigos do dossiê devem ser submetidos pelo sistema, estar de acordo com o foco e escopo da REVISTA e seguir as diretrizes para autores(as). Somente serão publicados no dossiê os artigos aprovados pelos(as) pareceristas. Os artigos a serem submetidos ao Dossiê devem ser encaminhados pelo sistema da REVISTA DA ABEM, no template para artigos.

NORMAS TÉCNICAS

A REVISTA DA ABEM aceita manuscritos em português, inglês e espanhol, enviados somente pelo sistema da REVISTA, http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/index, em arquivos no programa Word for Windows 7.0, nos modelos de envio de manuscritos (templates), de acordo com a seção a ser submetida.

Templates
1 - Artigo ou Dossiê
2 - Resenhas 
3 - Debates e Entrevistas

Para os manuscritos escritos em português

  • Título (português, inglês e espanhol), Resumo (português, inglês e espanhol) com 150 a 250 palavras cada um, alinhamento à esquerda. Abaixo do Resumo, do Abstract e do Resumen, inserir três a cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português, inglês e espanhol, respectivamente.
  • Em acordo com o estabelecido pelas Normas Brasileiras (NBR 6028), o Resumo deve ser informativo e conter campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões.

Para os manuscritos escritos em espanhol:

  • Título (espanhol, português e inglês), Resumo (espanhol, português e inglês) com 150 a 250 palavras cada um, alinhamento à esquerda. Abaixo do Resumen, do Resumo e do Abstract, inserir três a cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em espanhol, português e inglês, respectivamente.
  • Em acordo com o estabelecido pelas Normas Brasileiras (NBR 6028), o Resumo deve ser informativo e conter campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões.

Para os trabalhos escritos em inglês:

  • Título (inglês, português e espanhol), Resumo (inglês, português e espanhol) com 150 a 250 palavras cada um, alinhamento à esquerda. Abaixo do Abstract, do Resumo e do Resumen, inserir três a cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês, português e espanhol, respectivamente.
  • Em acordo com o estabelecido pelas Normas Brasileiras (NBR 6028), o Resumo deve ser informativo e conter campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões.
  • Os textos devem ser escritos em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. A utilização de notas de rodapé é recomendável para detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para essas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
  • As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data.
  • As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte tamanho 11, espaço simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data.
  • No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer no texto traduzidas para o idioma do texto e ser apresentadas no idioma original em nota de rodapé.
  • As indicações das fontes entre parênteses, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:
  1. Uma obra com um(a) autor(a): (Meyer, 1994, p. 15)
  2. Uma obra com mais de um autor, inserir o nome de todos: (Gauthier; Desbiens; Malo; Martineau; Simard, 1997, p. 30). Não utilizar a expressão et al.
  3. A expressão In deverá ser escrita em itálico.
  4. Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência a uma ideia específica apresentada pelo(a) autor(a) ou autores(as).
  5. Não utilizar traço sublinear na lista de referência para indicar obras com o(a) mesmo(a) autor(a) e de mesmo(a) autor(a) e título. Repetir o nome do(a) autor(a)
  6. Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto, com a devida numeração (ex. Tabela 1).
  7. Não serão aceitos manuscritos que estiverem fora das normas editoriais. O não cumprimento às normas implicarão na não aceitação do manuscrito para avaliação pelos(as) pareceristas ad hoc.


REFERÊNCIAS:

As referências devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento à esquerda, separadas entre si por uma linha em branco, de espaço simples, ordenadas alfabeticamente e não numeradas. A numeração de páginas deve conter intervalo de paginação e um espaço depois do ponto (Ex: p. 114-117). Para outros tipos de documentos que não estão exemplificados abaixo, consultar as normas da NBR 6023, atualizadas no ano de 2018. A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito.
Livros
SOBRENOME, Prenome(s) do(as) Autor(as). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.Exemplo:MEYER, Leonard. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.COHEN, Louis; MANION, Lawrence. Research methods in education. 4. ed. London: Routledge, 1994.

Partes de livros
SOBRENOME, Prenome(s) do(as) Autor(as) da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do(as) Autor(as) ou Organizadores(as) da Obra. Título da Obra: Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.Exemplo:WEBSTER, Peter. Research on creative thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of research on music teaching and learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, mês, ano.Exemplo:LOANE, Brian. Thinking about children’s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, mar./abr. 2000.

Trabalhos em anais de eventos científicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Anais [...]. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.Exemplo:DELALANDE, François. A criança do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais [...]. Salvador: ABEM, 2000. p. 48-51.

Artigo de acesso online
SOBRENOME, Prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, mês, ano. Disponível em: endereço do site. Acesso em: dia mês. Ano.Exemplo: LOANE, Brian. Thinking about children’s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, ago., 1984. Disponível em: http://www.scorp.es/pdf/esa/v23n4/1809-4457-esa-23-04-637.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.

Tese e Dissertação
SOBRENOME, Prenome do(a) Autor(a) da Tese. Título da tese: subtítulo [se houver]. Tipo (Grau) – Instituição, Local, ano.Exemplo:MARTINS, Cláudia. O ensino de música na educação infantil em escolas de educação básica. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

Referências Legislativas
Exemplos:BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/ id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 9 jan. 2019.BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica e altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 19 ago. 2008.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Preenchimento integral dos metadados, solicitados na página inicial de submissão online do artigo (SEER), com link para o currículo Lattes.
  2. Observância do número de palavras do resumo e do texto
  3. Apresentação do abstract, palavras-chave, keywords e título em inglês.
  4. Contribuição original e inédita, não avaliada para publicação por outra revista e ou livro e nem em processo de avaliação. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  5. Digitação no editor Microsoft Word, Indesign, OpenOffice ou RTF em fonte Arial tamanho 12. O arquivo não ultrapassa 2MB.
  6. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  7. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  8. Cumprimento da política de publicação da Revista Educação, seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  9. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.

Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.