Formação de professores de música: contribuições a partir de uma pesquisa sobre o contexto argentino

Autores

  • Gislene Marino Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta dados e análises de uma pesquisa que buscou compreender concepções e modelos de formação de professores de música na Argentina. Esta pesquisa fundamentou-se nos paradigmas de formação docente, nos modelos de formação de professores de música e no conceito de habitus conservatorial. Foram realizados três grupos focais com alunos e 18 entrevistas com professores de uma universidade, uma escola de música popular e um conservatório de música na Argentina, além de consultas a documentos oficiais e projetos pedagógicos daquele país. Dentre outros aspectos, verificou-se a coexistência de um modelo que foca na formação do músico e outro que foi designado “quarto modelo” ou “modelo de formação do professor de música”, pois busca o equilíbrio entre conteúdos pedagógicos e conteúdos musicais. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para discussões sobre a formação de professores de música, especialmente na América Latina, incluindo o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Marino, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Desde 1995 é Professora de Educação Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG), Brasil. Doutora em Educação (Doutorado Latino-americano) pela Faculdade de Educação da UFMG (2019); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2005); Especialista em Educação Musical (1993); Licenciada em Música (1993) e Bacharel em Música/Piano (1986) pela Escola de Música da UFMG.

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor (Ph.D.) em Educação pela University of Wisconsin-Madison/EUA. Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2015-2017). É Professor Visitante em universidades nos Estados Unidos e no Chile. É membro-fundador dos Núcleos de Pesquisa PRODOC/UFMG e NEJA/UFMG, e do GT8 da ANPEd. Coordena a Linha de Pesquisa Docência: processos constitutivos, sujeitos socioculturais, experiências e práticas no PPGE/FaE/UFMG. Foi editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (2008-2011; 2011-2014) e coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Marino, G., & Diniz-Pereira, J. E. (2021). Formação de professores de música: contribuições a partir de uma pesquisa sobre o contexto argentino. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1003

Edição

Seção

Artigos