A educação musical no Brasil do século XXI: articulações do ensino de música com as políticas brasileiras de avaliação educacional

LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ

Resumo


Este texto discute e analisa diretrizes estabelecidas para a avaliação da educação nacional a partirdas políticas públicas vigentes no país atualmente. De forma mais específica, apresenta reflexõessobre os impactos da avaliação educacional no sistema de ensino brasileiro e a importância deuma inserção mais efetiva da área de educação musical nesse contexto. O artigo tem comobase pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e experiências adquiridas na minha atuaçãocomo membro de comissões assessoras do INEP a partir do ano de 2009. As análises realizadasevidenciam a relevância da avaliação no âmbito das políticas públicas brasileiras para a educação,bem como a sua importância para o desenvolvimento dos diferentes níveis de ensino. No que serefere à educação musical, o texto enfatiza a necessidade de a área se inserir de forma mais ativanos processos de definição e implementação da avaliação educacional. Destaca, também, que aparticipação mais efetiva da área nessa realidade permitirá seu fortalecimento nos diversos níveise contextos de ensino do país.

This paper discusses and analyzes the established guidelines for the assessment of nationaleducation on the basis of the current public policies in the country today. More specifically, itpresents considerations on the impacts of educational assessment to the Brazilian educationalsystem and the importance of a more effective insertion of the music education field in this context.The article is based on a bibliographic research, a documentary research and experiencesacquired throughout my professional participation as a member of INEP advisory committees fromthe year 2009 on. The analyzes performed show the relevance of assessment within Brazilianpublic policies for education as well as its importance for the development of different educationallevels. With regard to music education, the text emphasizes the necessity of this area to take partin the processes of definition and implementation of educational assessment in a more active way.The article also highlights that a more effective participation of the area in this context will enable itsempowerment in the various levels and contexts of education in the country.


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