Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula

Autores

  • LUCY GREEN Instituto de Educação, Universidade de Londres, Reino Unido

Resumo

Este artigo considera algumas formas em que a sala de aula adentra, modifica e complica ossignificados musicais, focalizando particularmente o papel da música popular e sua relação coma música clássica. Aponto que, ao inserir a música popular no currículo, os educadores ignoraramamplamente as práticas de aprendizagem informal dos músicos populares. Assim, apesar damúsica popular estar presente como conteúdo curricular, apenas recentemente a sua presençatem afetado nossas estratégias de ensino. Examino como a adaptação de algumas práticas deaprendizagem informal da música popular para uso em sala de aula pode influir positivamente nasexperiências e nos significados musicais dos alunos. Isso se aplica não apenas à esfera da músicapopular, mas também à da música clássica e, por implicação, à de outras músicas também. Porfim, são discutidas as noções de autonomia musical, autonomia pessoal e autenticidade musicalem relação ao significado musical e às práticas de aprendizagem informal em sala de aula.

This article considers some ways in which the school classroom enters into, changes andcomplicates musical meanings, focusing particularly on the role of popular music and how itrelates to classical music. I suggest that in bringing popular music into the curriculum, educatorshave largely ignored the informal learning practices of popular musicians. Popular music hastherefore been present as curriculum content, but its presence has only recently begun to affectour teaching strategies. I examine how the adaptation of some informal popular music learningpractices for classroom use can positively affect pupils’ musical meanings and experiences. Thisapplies not only to the sphere of popular music, but also to classical music and, by implication,other musics as well. Finally, the notions of musical autonomy, personal autonomy and musicalauthenticity in relation to musical meaning and informal learning practices within the classroomare discussed.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

GREEN, L. (2013). Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. REVISTA DA ABEM, 20(28). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/104

Edição

Seção

Artigos