Ações para a implementação do ensino de música na escola: uma experiência no município de Natal/RN
Resumo
A partir da análise da experiência de implementação do ensino de música nas escolas municipaisde Natal-RN, refletimos neste artigo sobre ações e estratégias para a inclusão do ensino demúsica nas escolas de educação básica. Essa reflexão considera principalmente as secretarias deeducação dos estados e municípios como locais de negociação e diálogo para se alcançar esseobjetivo. Como metodologia de trabalho, vimos que é preciso desenvolver iniciativas integradasque articulem ações nos níveis político, acadêmico e prático. Observamos também que para ainserção da música na escola é preciso utilizar argumentos bem fundamentados nos documentosmais atuais da área de música e da legislação brasileira. Nesse mesmo sentido, discorremossobre a necessidade de que nós, professores atuantes na educação musical, sejamos agentesnesse processo, o que demanda atitude, planejamento estratégico, persistência e muita ação.
Starting from the analysis of the experience of the implementation of music teaching in publicschools in Natal-RN, in this article we reflect about actions and strategies towards the insertionof music teaching in schools of Brazilian basic education. This discussion considers mainly theStates and cities secretariats of education as dialoging and negotiation places in order to achievethat goal. As a working methodology, we have seen that integrated initiatives must be developedto articulate actions in political, academic and practical levels. We also note that for the insertion ofmusic in school it is necessary to use well-reasoned arguments founded in the current documentsof the area of music and the Brazilian legislation. In that same way, we discuss about the need thatmusic education teachers be agents in this process, which requires attitude, strategic planning,persistence and a lot of action.
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