Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola

Autores

  • Cristina Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Neste artigo apresento minha dissertação de mestrado que teve como objetivocompreender as relações que permeiam as concepções e expectativas de alunosdo ensino médio a respeito da aula de música na escola. Trago uma revisão deliteratura no sentido de conhecer estudos que tratam das diferentes concepções dejuventude, das relações entre os jovens e a música, dos sentidos atribuídos pelosjovens à escola. A seguir, aponto os elementos elaborados por Bernard Charlot(2000) para “uma teoria da relação com o saber”. Na metodologia trago o métodode grupo de discussão. As falas dos alunos são analisadas sob a perspectiva deBernard Charlot no que diz respeito às relações de identidade, às relações sociais eàs relações epistêmicas. A identificação e a distinção dessas relações me permitiramperceber que a música tem sentido para os alunos e que a aula de música na escola éreconhecida como um espaço/momento de aprendizagens específicas relacionadasà música, e contribui para aprendizagens que levam ao desenvolvimento do sujeitono sentido amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-09

Como Citar

Santos, C. B. dos. (2014). Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola. REVISTA DA ABEM, 20(27). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/162

Edição

Seção

Artigos