A música dos professores de música: representação social da “música de qualidade” na categorização de repertório musical

Autores

  • Mônica de Almeida Duarte Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Resumo

Neste trabalho, utilizando o referencial da teoria das representações sociais,apresentaremos a análise retórica do resultado de entrevistas aplicadas a 20professores de música do município do Rio de Janeiro por meio da qual puderamapresentar exemplos da música que conhecem, da que apreciam e da que têmem casa na forma de discos, fitas, CDs, DVDs, MP3 ou outros. Dessa maneira,chegamos à representação social de “música de qualidade” construída poraqueles professores e condensada na metáfora da música como alimento.Essa metáfora agencia as argumentações dos professores em defesa do fatode que todo o repertório trabalhado em sala de aula, seja de que gênero for,será absorvido pela “audição aberta” do aluno e se transformará em seu própriorepertório.

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Publicado

2014-04-09

Como Citar

Duarte, M. de A. (2014). A música dos professores de música: representação social da “música de qualidade” na categorização de repertório musical. REVISTA DA ABEM, 19(26). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/174

Edição

Seção

Artigos