A música dos professores de música: representação social da “música de qualidade” na categorização de repertório musical
Resumo
Neste trabalho, utilizando o referencial da teoria das representações sociais,apresentaremos a análise retórica do resultado de entrevistas aplicadas a 20professores de música do município do Rio de Janeiro por meio da qual puderamapresentar exemplos da música que conhecem, da que apreciam e da que têmem casa na forma de discos, fitas, CDs, DVDs, MP3 ou outros. Dessa maneira,chegamos à representação social de “música de qualidade” construída poraqueles professores e condensada na metáfora da música como alimento.Essa metáfora agencia as argumentações dos professores em defesa do fatode que todo o repertório trabalhado em sala de aula, seja de que gênero for,será absorvido pela “audição aberta” do aluno e se transformará em seu própriorepertório.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).