Música e histórias infantis: o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música

Autores

  • Aneliese Thönnigs Schünemann
  • Leda de Albuquerque Maffioletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo situa-se no campo da pedagogia da música e teve por objetivo compreenderde que modo a articulação entre música e história promove o interesse e engajamentodas crianças, criando-se um espaço que facilita o desenrolar pedagógico das aulas. Ainvestigação ocorre no ambiente da sala de aula, onde o pesquisador se insere comoobservador de todas as ações e relações que ocorrem. Foram observados 23 encontrosde musicalização com crianças de 0 a 4 anos, no período de outubro a dezembro de 2009.As observações foram registradas com descrições do contexto geral da aula, sinopse dahistória trabalhada e atividades musicais realizadas. Foram compreendidos como expressãodos interesses das crianças: a aproximação; a exploração de timbres, ritmos e sonsonomatopeicos; a interação entre professora, acompanhante e crianças; a antecipaçãoe repetição da história; o elemento-surpresa; o contexto da atividade – fechamento dahistória com uma canção; e a história partindo da criança. A investigação mostrou que amúsica conecta-se com a história aproveitando dela a magia e concretude das sequenciasdos acontecimentos; a história se enriquece com a inserção da música, que acentuapontos decisivos do desenrolar da história. A música amplia a sonoridade das históriasvalorizando as nuanças da interpretação permitindo o duplo efeito de oferecer à criançauma história com a música e a música com história. Revelam assim a interdependência ecomplementaridade que cria o eixo pedagógico: uma está entrelaçada na outra.

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Publicado

2014-04-09

Como Citar

Schünemann, A. T., & Maffioletti, L. de A. (2014). Música e histórias infantis: o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música. REVISTA DA ABEM, 19(26). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/179

Edição

Seção

Artigos