A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas1

Autores

  • Douglas Rodrigo Bonfante Weiss Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Lúcia de Marques e Louro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este artigo relata um recorte de um projeto de pesquisa focado nas narrativas,colhidas através de uma metodologia de história oral, sobre a formação e atuaçãode professores de acordeom do sul do Brasil. Através da análise das falas dosprofessores em questão, busco, como objetivo geral, compreender os aspectosconstitutivos da sua cultura profissional destacando suas relações com culturaspopulares e acadêmicas e problematizando as concepções pedagógicaspresentes em seus relatos. Primeiramente localizo o aprendizado na família emmomentos do lazer. Posteriormente destaco alguns aspectos de seus relatostrazendo à tona modos como “escolas de acordeom” são construídas atravésda vivência desses músicos. Estudar os professores de música e refletir sobresuas narrativas possibilita um olhar sobre si mesmo para o leitor, que também éprofessor, bem como uma perspectiva de análise sobre os grupos profissionaisde professores de música, dessa forma trazendo uma contribuição importantepara área de educação musical.

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Publicado

2014-04-09

Como Citar

Weiss, D. R. B., & Louro, A. L. de M. e. (2014). A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas1. REVISTA DA ABEM, 19(26). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/180

Edição

Seção

Artigos