A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem de acordeom fomentados por dois professores atuantes na região metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Jonas Tarcísio Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo é síntese de uma pesquisa que objetivou discutir a abordagem doconceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem de acordeomfomentados por dois professores atuantes na região metropolitana de Porto Alegre.2O estudo revela as estratégias específicas utilizadas pelos professores para promovero ensino e aprendizagem de harmonia no acordeom. O desenho metodológico dapesquisa comportou dois estudos de caso. Os dados foram coletados por meio deentrevistas semiestruturadas. A base teórica da investigação centrou-se em Beyer(1988). A pesquisa sinaliza a importância de um trabalho pedagógico-musical comacordeom que contemple o fazer e compreender musical, destacando a positividadede uma postura epistemológica onde o aluno é visto como construtor de seu próprioconhecimento, para que a aprendizagem de harmonia se efetive da melhor formapossível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-09

Como Citar

Reis, J. T. (2014). A abordagem do conceito de harmonia tonal nos processos de ensino e aprendizagem de acordeom fomentados por dois professores atuantes na região metropolitana de Porto Alegre. REVISTA DA ABEM, 19(26). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/181

Edição

Seção

Artigos