Educação musical e educação integral: a música no Programa Mais Educação

Autores

  • Maura Penna Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Apresentamos uma pesquisa em desenvolvimento, que analisa atividades musicaisem programas ligados à ampliação da jornada escolar. Enfocamos especificamenteo Programa Mais Educação e sua implantação na rede municipal de ensino deJoão Pessoa. Nossas fontes de dados são documentos oficiais, entrevistas como coordenador geral e o coordenador temático do programa na Secretaria deEducação e Cultura do município, com a diretora e a professora comunitária deuma escola, com dois monitores do programa, além da observação da práticapedagógica de um desses monitores. Mostramos como a descentralização naexecução do programa, embora pretendendo atender às especificidades de cadaescola e de sua comunidade, acaba por permitir práticas bastante desiguais edistintos critérios na seleção de monitores. Discutimos a sustentação do programana atuação de voluntários, concluindo que o Mais Educação é válido como umaestratégia provisória para a efetivação da expansão da jornada escolar, mas aimplantação das escolas de tempo integral deveria ter por base a expansão dosquadros docentes das redes públicas.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Penna, M. (2014). Educação musical e educação integral: a música no Programa Mais Educação. REVISTA DA ABEM, 19(25). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/197

Edição

Seção

Artigos