Diversidade e formação de professores de música

Autores

  • Cristiane Maria Galdino de Almeida Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a formação inicial de professores de música, a partir dosresultados da pesquisa* que teve como objetivo investigar como estão sendo formados os professoresde música para trabalhar com/em a diversidade presente na sociedade, a partir da perspectiva de 17licenciandos de universidades federais do Rio Grande do Sul. O referencial teórico está fundamentadoem conceitos da teoria crítica pós-moderna, proposta por Santos (2005). A partir da análise, considereique a diversidade ainda não faz parte da formação como um projeto consolidado institucionalmentee que o conhecimento é predominantemente monocultural. Esses aspectos tornam a formação umespaço de tensões e possibilidades. Proponho que ela seja vista a partir de uma ecologia da formação,como espaço de inter-relações, onde os diálogos interculturais sejam exercitados e, consequentemente,seja possível viver a formação com/em a diversidade para formar professores de música quepossam trabalhar com/em a diversidade.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Almeida, C. M. G. de. (2014). Diversidade e formação de professores de música. REVISTA DA ABEM, 18(24). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/202

Edição

Seção

Artigos