A abordagem AME: elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música

Autores

  • Zuraida Abud Bastião Faculdades Olga Mettig(Famettig)

Resumo

Este artigo se baseia nos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou ainfl uência de uma proposta de formação docente no desenvolvimento de articulações entre teoriae prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da UniversidadeFederal da Bahia, Brasil. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou umaabordagem de ensino com ênfase em apreciação musical, intitulada abordagem AME – ApreciaçãoMusical Expressiva – tomando a abordagem Pontes como referencial teórico. Dados foram coletadosem uma escola do ensino fundamental de Salvador, Bahia. Após cruzar os métodos (autobiografi a,entrevista, relatório, questionários, memorandos, diários de campo, registros em vídeo) e fontes dedados (pesquisadora, estagiária, estudantes do ensino fundamental, dirigentes escolares, professoresda banca examinadora), nas 22 cenas analisadas, comprovou-se que a orientação docente baseadana abordagem AME infl uenciou signifi cativamente o processo de articulação entre teoria e práticadurante a experiência de estágio da estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Bastião, Z. A. (2014). A abordagem AME: elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música. REVISTA DA ABEM, 18(23). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/211

Edição

Seção

Artigos