A educação musical modalidade EAD nas políticas de formação de professores da educação básica

Autores

  • Helena de Souza Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Panorama da educação musical na modalidade a distância, no Brasil, nos últimos cincoanos, com base na resposta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul às políticas de formaçãode professores da educação básica do Ministério da Educação, resumidamente representada porsua participação na Rede Nacional de Formação Continuada da SEB/MEC (2004), no ProgramaPró-Licenciaturas (2005) e preparando-se para ingressar na Universidade Aberta do Brasil (prev.2010). Este relato de experiência foi apresentado no IV Encontro Regional da Abem-Norte, sob o tema“Música nas escolas: novas perspectivas”, realizado de 27 a 29 de julho de 2009, em Manaus. Ao ladodas participações dos professores Dr. Ruy Henderson (Uepa) e do Prof. Dr. Jackson Colares (Ufam),subsidiou os debates da Mesa 1 – Ensino de Música a Distância, mediada pela Profª Drª RosemaraStaub (Ufam). Busca-se demonstrar aqui que esta modalidade de ensino é viável e promissora paraa formação musical de professores da educação básica. Conclui-se ressaltando seu forte potencialde contribuição para o processo de qualifi cação da educação brasileira, tornando o tema relevanteem estudos aprofundados.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Nunes, H. de S. (2014). A educação musical modalidade EAD nas políticas de formação de professores da educação básica. REVISTA DA ABEM, 18(23). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/213

Edição

Seção

Artigos