Motivação para aprender música na escola

Miriam Suzana Pizzato, Liane Hentschke

Resumo


Este artigo apresenta resultados da pesquisa que teve por objetivo investigar as relaçõesentre os níveis de interesse e os níveis de competência, difi culdade e esforço para aprender músicana escola (Pizzato, 2009). Para tal, foi realizado um estudo quantitativo que utilizou dados secundáriosda pesquisa internacional “Os signifi cados da música para crianças e adolescentes em ambientesescolares e não escolares”, sob coordenação geral do Prof. Gary McPherson (EUA) e, no Brasil, coordenadapela Profª Drª Liane Hentschke (Programa de Pós-Graduação em Música da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul). A partir desse survey foi considerada para esta pesquisa a amostra 631alunos de séries fi nais do ensino fundamental e médio. O referencial teórico utilizado fundamenta-seno modelo de expectativa e valor de Eccles et al. (1983). Os resultados mostram que a maioria dosalunos se percebe com alta competência e baixa difi culdade para aprender música na escola.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.