Educação musical e diversidade cultural: uma incursão pelo viés da psicanálise

Autores

  • Neide Esperidião Fundação Instituto Tecnológico de Osaco (FITO)
  • Leny Magalhães Mrech Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este artigo discute aspectos relativos à possível articulação entre a psicanálise e a educaçãomusical e apresenta, sob a forma de um pequeno ensaio, um olhar a respeito da educação musicalnas escolas, a partir das transformações havidas nas sociedades pós-modernas e hipermodernas,buscando seus efeitos na cultura, na música e na própria educação musical. Parte-se de que a educaçãomusical tem como eixo o ensino da música, uma prática em constante processo de construção.Discutimos, por último, alguns possíveis encaminhamentos para a inserção de aulas de música emescolas e sua possível implantação, como decorrência da Lei 11.769/08.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Esperidião, N., & Mrech, L. M. (2014). Educação musical e diversidade cultural: uma incursão pelo viés da psicanálise. REVISTA DA ABEM, 17(21). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/239

Edição

Seção

Artigos