Construção do conhecimento musical sob uma perspectiva piagetiana: da imitação à representação

Autores

  • Marta Deckert Instituições Martinus de Educação

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção do conhecimento musicalcircunscrito à passagem da imitação para a representação, a partir de um contexto de educaçãomusical, em crianças com cinco e sete anos de idade sob uma perspectiva piagetiana. A metodologiautilizada nesta investigação foi a pesquisa quase-experimental. Como principal pressuposto teóricoforam empregados estudos realizados por Piaget sobre a imitação. Dentre os resultados encontrados,verificou-se que há uma analogia entre as condutas próprias do processo de imitação no períodosensório-motor, em crianças com cinco e sete anos de idade, na educação musical. Tal processoacontece de maneira sucessiva e segundo uma ordem, e, nesse contexto específico, inicia-se nasegunda fase da imitação, passando por todo o processo, chegando à sexta fase, da imitaçãodiferida que é precursora da representação. Essa investigação contribuiu para a discussão dequestões concernentes à imitação no contexto específico da educação musical.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Deckert, M. (2014). Construção do conhecimento musical sob uma perspectiva piagetiana: da imitação à representação. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/263

Edição

Seção

Artigos