O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados

Autores

  • Nilceia Protásio Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Este texto descreve os resultados de uma pesquisa sobre as práticas e o aprendizadoproporcionado pelas bandas e fanfarras escolares. Os estudos de Vincent, Lahire e Thin (1994),Julia (2001) e Pérez Gómez (2001) contribuem para a compreensão da escola como um lugar desocialização e de inculcação de comportamentos, tornando oportuna uma análise dos aspectospedagógicos dos grupos instrumentais escolares. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio deentrevistas com regentes e alunos integrantes de três bandas escolares de Campo Grande. Constatouseque o trabalho desenvolvido privilegia a disciplina e a execução instrumental para apresentaçõespúblicas. Dessa forma, as bandas e fanfarras escolares oportunizam o aprendizado de um instrumentomusical, integram o estudante no ambiente escolar e contribuem para a imagem institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Campos, N. P. (2014). O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/264

Edição

Seção

Artigos