A educação musical na perspectiva de um concurso público para professor da disciplina de Arte

Autores

  • Cristina Grossi Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

É com espanto que assistimos hoje à abertura de concursos públicos para contrataçãode professor para a disciplina de Arte com perfil claramente polivalente, como também secretariasde educação impondo polivalência para a disciplina de Arte. A proposta deste texto é discutir essaquestão por meio de um processo recente de concurso público no Distrito Federal. Há problemasgraves no edital quanto à titulação exigida e aos componentes curriculares. Segue o pedido deimpugnação que trata da especificidade de cada área das artes, o problema do termo Arte e asorientações legais do MEC para as licenciaturas. A resposta à impugnação inclui o reconhecimentoda entidade educacional do “caráter generalista” do conteúdo programático e a não exigência da leipara o ensino de cada uma das áreas de arte. A última parte traz considerações acerca de concepçõesproblemáticas que vêm norteando o sistema educacional e apresenta alguns desafios.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Grossi, C. (2014). A educação musical na perspectiva de um concurso público para professor da disciplina de Arte. REVISTA DA ABEM, 15(16). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/290

Edição

Seção

Artigos