Um estudo sobre a formação musical de três professoras: o papel e a importância da música nos cursos de Pedagogia

Autores

  • Juliane Aparecida Ribeiro Diniz Faculdade Alfredo Nasser (Unifan)
  • Ilza Zenker Leme Joly Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Resumo

O presente artigo explicita resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar aformação musical de três pedagogas, destacando a importância da música no curso de Pedagogia.A metodologia da investigação abordou o levantamento de referencial teórico que subsidiasse atemática, priorizou a coleta de dados por meio de entrevistas semi-estruturadas e utilizou o métodoanalítico descritivo para exposição das informações coletadas. A revisão bibliográfica do estudoabordou a temática da formação dos professores na atualidade e da formação musical dosprofessores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental. Os dados do estudo foramorganizados e discutidos a partir de cinco focos analíticos: formação artístico-musical na fase dopré-treino; formação musical específica; formação musical inicial; formação pedagógico-musicalcomplementar; iniciação à docência. A interpretação desses dados vislumbrou que a formaçãomusical inicial é apenas uma fase do percurso formativo, a qual fornece bases teóricas e metodológicasnecessárias para as professoras começarem a ensinar e buscarem a formação musical permanentee contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Diniz, J. A. R., & Joly, I. Z. L. (2014). Um estudo sobre a formação musical de três professoras: o papel e a importância da música nos cursos de Pedagogia. REVISTA DA ABEM, 15(16). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/293

Edição

Seção

Artigos