Mídias, músicas e escola: a articulação necessária

Autores

  • Maria José Dozza Subtil Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Resumo

O presente texto apresenta estudos sobre a música midiática objetivando entender emque medida esse conhecimento se relaciona como as atividades escolares. Busca desenvolveralgumas idéias sobre as práticas musicais, considerando o aporte das mídias na produção de outrossentidos e na socialização cultural que lhe é inerente. Analisa a apropriação (ou não) pela escola, damúsica presente na sociedade, a partir de autores como: Penna, Porcher, Snyders, entre outros.Enfatizam-se os aspectos contraditórios da indústria cultural no que se refere à possibilidade do usodas veiculações midiáticas como forma de educar musicalmente. Partindo-se do pressuposto deque há uma relativa autonomia dos sujeitos em face do pólo da emissão em razão dos aspectosativos da recepção, aponta-se para a necessidade de formar para e com as mídias.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Subtil, M. J. D. (2014). Mídias, músicas e escola: a articulação necessária. REVISTA DA ABEM, 15(16). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/294

Edição

Seção

Artigos