Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros

Autores

  • José Nunes Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Este estudo é referente à produção discente em educação musical dos cursos de pósgraduaçãostricto sensu brasileiros, pertencendo, assim, ao campo da pesquisa em educaçãomusical no Brasil. Tem como objetivo apresentar listagem de dissertações e teses de educaçãomusical, produzidas em cursos de pós-graduação brasileiros de diversas áreas (autor, título, datada defesa e orientador) até 2001, dando continuidade aos trabalhos anteriores, as publicações deFernandes (2000), Oliveira e Souza (1997) e Ulhôa (1997), e analisar quantitativamente o materiallevando. O método utilizado foi o estatístico/catalográfico. Os resultados apontam para: 1) com oaumento dos cursos de pós-graduação em música houve um significativo crescimento na produçãodiscente; 2) há uma considerável produção discente em cursos de outras áreas; 3) o menor índicede trabalhos continua sendo no campo da educação musical especial.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Fernandes, J. N. (2014). Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. REVISTA DA ABEM, 14(15). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/298

Edição

Seção

Artigos