Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular

Autores

  • Cecília Cavalieri França Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este ensaio discorre sobre a transposição de preceitos “utópicos” da educação musicalpara as deliberações curriculares, discutindo-se os conceitos fundantes da disciplina e aspossibilidades do fazer musical na escola regular. Como partir de uma concepção de currículorizomática para uma proposta curricular concreta sem que se perca o sentido da flexibilidade, daoportunidade e do encontro? O artigo pretende contribuir para o debate acerca das questõesrelativas à prática da educação musical na escola regular propondo um modelo de currículo semiaberto,cujos conteúdos são declarados em uma matriz curricular experimental. Esta é ilustrada pormeio de relatos e está sendo testada em um programa de formação continuada para professores demúsica não especialistas que atuam em escolas regulares.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

França, C. C. (2014). Do discurso utópico ao deliberativo: fundamentos, currículo e formação docente para o ensino de música na escola regular. REVISTA DA ABEM, 14(15). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/303

Edição

Seção

Artigos