Educação musical: novas ou outras abordagens – novos ou outros protagonistas
Resumo
Este artigo se propõe a dialogar com as idéias expostas por Naveda (2005) acerca dassuas reflexões sobre a inovação em educação musical, partindo de sua análise sobre a produçãocientífica dos cinco últimos anos apresentados na Abem. Optei por destacar, para o debate, reflexõessobre a amplitude do conceito “saber pedagógico-musical” a partir dos argumentos de Souza(2001), Souza et al. (2000) e Kraemer (2000) entendido enquanto um objeto nuclear que contém asdiferentes dimensões e funções citadas pelos autores. Dessa forma, o “saber pedagógico-musical”,produzido na e pela relação entre pessoas e músicas, abre espaços, no cotidiano, para a produçãode novas formas de conhecimento musical, novas formas de apropriação e transmissão, enfimnovas abordagens. A partir dessas premissas, ressalto alguns aspectos da pesquisa que venhorealizando sobre ONGs e a prática de educação musical, destacando que, nesses espaços, oprocesso pedagógico-musical envolve multicontextos constituindo-se em um “fato social total”(Mauss, 2003). Ressalto, ainda, que as formas de aprender música pela e na ação de “musicar”(Small, 1995) incorporam os processos coletivos e intersubjetivos, conduzidos pela performancemusical. O objetivo é oportunizar um debate sobre possíveis abordagens de uma educação musicalque contemple a diversidade do mundo sociocultural implicando a identidade da área e formação doeducador musical preparado para atuar nesses múltiplos contextos.Downloads
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