Aula de música na escola: integração entre especialistas e professoras1 na perspectiva de docentes e gestores

Autores

  • Maria Teresa de Beaumont Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC – Campus Araguari)
  • Janete Aparecida Baesse Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC – Campus Araguari)
  • Marcela Elessandra Patussi Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC – Campus Araguari)

Resumo

Neste artigo discutimos o trabalho conjunto entre professoras e professores que ministramaulas de música em duas escolas da rede particular de ensino da cidade de Araguari (MG). Objetivamosrefletir sobre o trabalho integrado, apresentado como promissor por pesquisadores do campo daeducação musical. Focalizamos a temática pela perspectiva de especialistas, professoras e membrosda equipe de gestão das escolas. Utilizamos questionários como instrumentos de investigação eapresentamos análises sobre agrupamentos temáticos elencados a partir das respostas obtidas, masconstruídas na confluência entre duas pesquisas.2 Nossas principais considerações apontam para apresença da aula de música como “vitrine” para os pais. Sobre o trabalho entre especialistas eprofessoras, encontramos, surpreendentemente, a ênfase na preparação de festividades escolares.Esperamos contribuir no debate acerca dos limites e possibilidades da atuação dos professores demúsica nas escolas de educação básica.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

de Beaumont, M. T., Baesse, J. A., & Patussi, M. E. (2014). Aula de música na escola: integração entre especialistas e professoras1 na perspectiva de docentes e gestores. REVISTA DA ABEM, 14(14). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/318

Edição

Seção

Artigos