A dupla dimensão da política educacional e a música na escola: II – da legislação à prática escolar
Resumo
Este artigo apresenta a segunda parte do texto que serviu de base ao fórum de debatesPolíticas Públicas em Educação Musical, no XII Encontro Anual da Associação Brasileira de EducaçãoMusical (ABEM). Analisamos a música na educação básica, considerando a prática escolar comopolítica educacional realizada em sala de aula. Com base em dados empíricos das escolas públicasda Grande João Pessoa, discutimos a ausência de professores de música no espaço escolar damatéria Arte, analisando como isso gera um ciclo vicioso em que os espaços para a educaçãomusical cada vez mais se restringem. Comparativamente, analisamos a experiência do canto orfeônico,contextualizando-a histórica e socialmente, apontando a impossibilidade de tomá-la comomodelo ou como comparação para a prática musical nas escolas. Finalmente, evidencia-se adistância entre os termos legais e normativos e as salas de aula, colocando-se o desafio deintensificar a presença da música na escola.Downloads
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