A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar
Resumo
Devido às transformações sociais verificadas nessas últimas décadas, ampliou-se opapel do professor, e este se viu obrigado a desempenhar papéis cada vez mais complexos paraatuar nas escolas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar alguns resultados de pesquisa queinvestigou, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação emrelação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor (Cereser, 2003). Utilizo comoreferencial teórico as perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000).Realizei um survey de pequeno porte, com a participação de quatorze licenciandos de trêsuniversidades federais do Rio Grande do Sul. As perspectivas de formação de professores queeles consideram necessárias para atuar nos espaços pedagógico-musicais escolares se encontramdentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstruçãosocial com seus respectivos enfoques (Pérez Gómez, 2000).Downloads
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