A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar

Autores

  • Cristina Mie Ito Cereser Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Colégio Israelita Brasileiro – Porto Alegre/RS

Resumo

Devido às transformações sociais verificadas nessas últimas décadas, ampliou-se opapel do professor, e este se viu obrigado a desempenhar papéis cada vez mais complexos paraatuar nas escolas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar alguns resultados de pesquisa queinvestigou, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação emrelação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor (Cereser, 2003). Utilizo comoreferencial teórico as perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000).Realizei um survey de pequeno porte, com a participação de quatorze licenciandos de trêsuniversidades federais do Rio Grande do Sul. As perspectivas de formação de professores queeles consideram necessárias para atuar nos espaços pedagógico-musicais escolares se encontramdentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstruçãosocial com seus respectivos enfoques (Pérez Gómez, 2000).

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Publicado

2004-09-01

Como Citar

Cereser, C. M. I. (2004). A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar. REVISTA DA ABEM, 12(11). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/344

Edição

Seção

Artigos