Ações sociais em educação musical: com que ética, para qual mundo?

Autores

  • Vânia Müller Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Esta é uma fala proferida no XII Encontro Anual da ABEM, realizado em outubro de 2003,em Florianópolis, SC, no Fórum 2, cuja temática foi Ações Sociais em Educação Musical. Inicialmente,reflito sobre a necessidade de habilidades psicossociais para com as especificidades dos modosde vida de quem vive à margem da sociedade, em situação de risco. Argumento sobre aresponsabilidade da universidade no discernimento de futuros educadores musicais quanto aoselementos éticos, históricos, sociais e políticos constituintes da cultura. Se temos um desafio maisrecente, trazido pelo cenário configurado pelas ações sociais que demandam uma educação musicalespecífica, seguimos tendo o desafio da educação musical crítica e ativa na escola. Assim, proponhorever os princípios ético-político-pedagógicos que fundamentam a educação musical que realizamosna escola, pois ela é uma instituição de (re)produção da cultura de um mundo em que está normatizadaa existência de ações sociais.

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Publicado

2014-05-08

Como Citar

Müller, V. (2014). Ações sociais em educação musical: com que ética, para qual mundo?. REVISTA DA ABEM, 12(10). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/362

Edição

Seção

Artigos