A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar

Autores

  • Alícia Maria Almeida Loureiro Faculdade da Cidade de Santa Luzia/MG

Resumo

O trabalho em foco pretende refletir sobre o entendimento do atual processo e dadinâmica do fenômeno musical dentro das instituições escolares de ensino fundamental. A abordagemdo tema, através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica, tomando comobase, principalmente, a produção dos pesquisadores envolvidos com a Associação Brasileira deEducação Musical (ABEM) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música(ANPPOM) e o da pesquisa de campo – essa realizada junto a especialistas na área de educaçãomusical e a professores de música em uma escola fundamental da rede pública. A reflexão teóricarevelou-nos uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o queacabaria por apontar, sob a ótica de atores envolvidos no trabalho de campo, para o uso e funçõesinadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com ocontexto sociocultural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Loureiro, A. M. A. (2014). A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. REVISTA DA ABEM, 12(10). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/364

Edição

Seção

Artigos