A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical

Autores

  • Beatriz Ilari

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns resultados de pesquisas recentes sobre odesenvolvimento do cérebro e as implicações destas na área da educação musical. Na primeira partedo artigo há uma breve introdução ao cérebro e seu desenvolvimento, incluindo suas partes, sinapsese lateralização. Em seguida, são discutidos os sistemas envolvidos no neurodesenvolvimento, bemcomo os fatores que influenciam o desenvolvimento do perfil da mente de cada criança. As questõesda inteligência e do talento são abordadas na terceira parte do artigo. Algumas implicações dos estudosda neurociência para a educação musical são discutidas na quarta e última parte do artigo, na qualdiversas sugestões para o ensino e para a avaliação também são propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Ilari, B. (2014). A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/395

Edição

Seção

Artigos