A pratica de so/fejo com base na estrutura pedag6gica proposta par Davidson e Scripp

Autores

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos Programa de P6s-Gradua,ao em Musica - UFRGS
  • Liane Hentschke Departamento de Musica - UFRGS
  • Cristina Capparelli Gerling Departamento de Musica - UFRGS

Resumo

A pratica de solfejo, sob 0 ponto de vista do conhecimento estrutural, surge como urninslrumento que permite urn processo de construc;.ao de linhas mel6dicas em niveis Qualitalivamentedistintos de compreensao musical. A Estrutura Pedag6gica proposta por Davidson e Scripp (1988c)conslitui-se urn modele que visa descrever as subhabilidades envolvidas no solfejo. Como urn modelo.essa estrutura tern potencial de desempenhar funyOes microanalilica e diagn6stica. A EstruturaPedag6gica possibilita tambem mapear 0 nivel de desenvolvimento do estudante em leitura musical apartir de tres modos de execw;ao, a saber: identifica<;:ao de notas. expressao rltmica e expressao dealturas. bem como de suas combina~oes e/ou integra<;:oes dessas modalidades.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Santos, R. A. T. dos, Hentschke, L., & Gerling, C. C. (2014). A pratica de so/fejo com base na estrutura pedag6gica proposta par Davidson e Scripp. REVISTA DA ABEM, 11(9). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/398

Edição

Seção

Artigos