A formação profissional do educador musical: algumas apostas

Cláudia Ribeiro Bellochio

Resumo


A temática sobre “formação: qual concepção?” tem pautado discussões em diversas áreasdo conhecimento, tanto na academia quanto nos espaços onde se realiza a educação, escolares ounão-escolares. Dentre questões relevantes no âmbito da educação musical, enfoco: existe umaconcepção para a formação de professores de educação musical? Ou, existem particularidades naformação de educadores musicais? Se não temos uma educação musical, mas um conjunto de loci emque se produzem educações musicais, podemos pensar em que formação? Que saberes compõem oconhecimento do professor de música? Buscando delimitar o texto, focarei o tema “formação: qualconcepção” na formação profissional do professor da educação básica, configurando, assim, o espaçoda escola como indicador das concepções apresentadas. No entanto, estarei refletindo sobre os limitesdesse recorte na própria constituição da formação para a área. O texto está organizado em blocos: (a)políticas e espaços na formação do professor; (b) o professor e a educação musical; (c) o professor eos saberes da prática: uma concepção para o desenvolvimento profissional.

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