Considerações sobre diretrizes, currículos e a construção do projeto pedagógico para a área de música

Sônia Tereza da Silva Ribeiro

Resumo


O propósito deste artigo é introduzir o debate sobre o tema do Fórum 2 do XI Encontro Anualda ABEM, de 2002: “Diretrizes: qual currículo?”. Sob discussão, estão apresentadas importantesconsiderações teóricas e práticas sobre o conhecimento curricular. Este texto apresenta cinco partes: aprimeira aborda as considerações para construir ou reformar os currículos sob uma visão crítica esocial, mostrando brevemente as bases teóricas para as mudanças dos mesmos. Na segunda, terceirae quarta ordem estão registrados, respectivamente, os pontos principais sobre as diretrizes nacionaispara a graduação, a educação básica e os cursos profissionalizantes de nível médio. A última parteapresenta considerações conclusivas, as quais destacam que a construção do projeto pedagógico doscursos de música é um processo contínuo de desenvolvimento dos significados teórico, prático emetodológico da produção do conhecimento educativo e musical.

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