Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades

Magali Kleber

Resumo


Este trabalho consiste numa reflexão crítica sobre o tema currículo, afunilando-se para questõesespecíficas do currículo de música. O texto traz para o debate os pressupostos da perspectiva crítica epós-crítica do currículo, na qual este é visto como um fenômeno historicamente situado e culturalmentedeterminado e, portanto, imerso na complexidade de um contexto social marcado pela diversidade. Aproblematização sobre “Qual currículo?” é construída a partir desse referencial, apontando para anecessidade de se romper paradigmas conservadores com vistas à construção de novas propostascurriculares voltadas para uma prática pedagógico-musical aberta para decisões metodológicas pluralistase a necessária inclusão de novos campos e novas possibilidades. Vislumbra-se, assim, um currículoque possa considerar, no processo de construção do conhecimento, o contexto dos sujeitos envolvidos,a subjetividade e a intersubjetividade, privilegiando uma dinâmica coletiva e propiciando um fluxo dialógicoentre os objetivos propostos, os conteúdos trabalhados, a metodologia e a avaliação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.