A universidade brasileira e o projeto curricular dos cursos de música frente ao panorama pós-moderno

Regina Márcia Simão Santos

Resumo


Este texto apresenta o debate motivado pelo tema “Diretrizes: qual currículo?”, ocorrido no XIEncontro Anual da ABEM. Discutiu-se sobre como proceder às mudanças no ensino superior de música.Implementar as Diretrizes Curriculares já instituídas requer saber administrar o conflito paradigmáticopresente na academia e assumir a possibilidade de pôr em andamento modelos flexibilizados de currículose projetos pedagógicos. Entendendo tais mudanças como mudanças paradigmáticas e a reformaparadigmática como reforma do pensamento, considerou-se premente a participação da comunidadeacadêmica num trabalho coletivo. Três pontos suscitaram polêmica: a formação pedagógica do corpodocente universitário; a diversidade de nomenclatura e identidade dos cursos de formação; e as fronteirasentre bacharelado e licenciatura. Comento esse debate a partir de considerações de autores que tratamda universidade e seu projeto curricular frente ao panorama pós-moderno.

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