Professores universitários e mercado de trabalho na área de música: influências e abertura para o diálogo
Resumo
Considerando as contribuições trazidas pelo texto principal desse Fórum, apresento um relatopreliminar da pesquisa “Docentes universitários/professores de instrumento: dialogando sobre identidadesprofissionais”. Tal pesquisa é contextualizada como um estudo da construção de significados na culturaprofissional da área de música, dentro de uma relação complexa entre mercado de trabalho e ensinouniversitário. A partir das falas de dois professores que atuam em cursos de bacharelado em instrumento,são problematizados os aspectos de preparação do aluno como agente de suas próprias oportunidadesde remuneração e de influência dos docentes universitários/professores de instrumento na “vida musical”de suas cidades. Ao final do artigo, são traçadas algumas considerações sobre a questão da relaçãoentre tradição e inovação nas metodologias de ensino dos professores participantes da pesquisa. Alémdisso, apontam-se conexões de tais metodologias com a tensão entre as experiências profissionais dosprofessores e as expectativas de atuação dos alunos.Downloads
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