Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa

Autores

  • Maura Penna

Resumo

Este trabalho analisa a educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio, tomandocomo base os dados de pesquisas de campo, realizadas entre 1999 e 2002, junto aos professoresresponsáveis pelas aulas de Arte nas escolas públicas da Grande João Pessoa, PB. Os dados dapesquisa apontam que, nesse universo, a música não está conseguindo ocupar com eficiência o espaçoque poderia ter na educação básica, atuando para ampliar o alcance e a qualidade da vivência musicaldos alunos: é bastante elevado o índice de professores com formação em Educação Artística, masextremamente reduzido o número de professores com habilitação em música. Discutimos como isso serelaciona à falta de um compromisso claro com a escola regular, o que se reflete tanto na formação doprofessor quanto na falta de propostas pedagógicas e metodológicas adequadas para esse contextoescolar e suas necessidades próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Penna, M. (2014). Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. REVISTA DA ABEM, 10(7). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/427

Edição

Seção

Artigos