Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios

Autores

  • Neide Esperidião

Resumo

Este trabalho busca compreender um currículo de música a partir de uma reflexãofundamentada nas teorias curriculares e na contextualização histórica, social, educacional e política doBrasil. A educação musical praticada nos Conservatórios está em descompasso com as transformaçõessociais, culturais e tecnológicas. Os modelos de construção do conhecimento, as concepções curricularese as práticas pedagógicas refletem o paradigma da pedagogia tradicional. O currículo é concebidocomo grade curricular, as disciplinas encontram-se fragmentadas e os conteúdos privilegiam a músicade tradição culta/erudita. Portanto, é necessário haver uma nova proposta de currículo para osConservatórios em consonância com a LDB 9394/96 e a atual realidade.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Esperidião, N. (2014). Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios. REVISTA DA ABEM, 10(7). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/433

Edição

Seção

Artigos