A percepção musical sob a ótica da linguagem
Resumo
0 objeto desse trabalho 6 a Percepyao Musical entendida como uma dasdisciplinas eixo da formayao musical de graduayao nas escolas de musica dasuniversidades advindas dos antigos conservatorios de musica. Atrav6s de umaabordagem critica explorou-se de forma geral a concepyao de musica e ensino quegera e norteia os curriculos e programas que orientam a formayao musical dos alunos.A pedagogia que serve a tais modelos curriculares privilegia ayoes que se baseiamem atividades repetitivas e que tem no reconhecimento e na reproduyao 0 seufundamento e principal veiculo metodologico. De forma especifica discute-se, atrav6sda analise do material produzido nas entrevistas semi-estruturadas enos GruposFocais, questoes pedagogicas e metodologicas aqui consideradas fundantes daPercepyao Musical. Foi constatado que a concepyao de musica que estaria ancorandoo ensino e que acaba por determinar 0 enfoque pedagogico que tradicional epreferencialmente 6 empregado, nao da conta de promover a compreensao e 0dominic da linguagem musical. Aponta-se entao, a criayao aliada aanalise auditiva eainterpretayao (execuyao), como sendo um caminho e uma das escolhas pedagogicaspossiveis para se atingir tal objetivo. Esta proposta pedagogica, al6m de permitir asocializayao do aprendizado musical de forma mais democratica, mostra-se capazde propiciar ao aluno a necessaria autonomia de pensamento atrav6s da percepyaoconsciente e reflexiva do que seja a musica entendida como Iinguagem, resgatandosua dimensao de saber e fonte de conhecimento.Downloads
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