Um olhar antropológico sobre práticas de enslno e aprendlzagem muslcal

Autores

  • Margarete Arroyo

Resumo

Este artigo trata de reflexoes resultantes da pesquisa que empreendi entre 1995e 1999, cujo campo investigative foi a rela<;:ao entre educa<;:ao musical e cultura. Propus lan<;:arum olhar antropol6gico sobre praticas de ensino e aprendizagem musical em contextos sociale culturalmente diversos. 0 estudo, etnografico, aconteceu em dois cenarios social eculturalmente diferenciados de ensino e aprendizagem de musica: 0 ritual do Congado e 0Conservat6rio de McJsica, ambos localizados na cidade de Uberlandia, MG. A convivenciacom congadeiros, professores e estudantes constituiu-se em uma experiencia heurfsticasignificativa para uma compreensao mais densa de questoes presentes nos discursos deeducadores musicais, tais como: "considerar 0 contexto sociocultural dos alunos" ou "partir daexperiencia dos alunos". No texto sao discutidos dois pontos relativos a esse adensamento: 0que vern a ser lan<;:ar urn olhar antropol6gico sobre praticas de educa<;:ao musical e qual arelevancia desse olhar para a Educa<;:ao Musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Arroyo, M. (2014). Um olhar antropológico sobre práticas de enslno e aprendlzagem muslcal. REVISTA DA ABEM, 8(5). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/448

Edição

Seção

Artigos